Divulgar a importância da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França e organizar ações culturais no território.
O grupo conta com a produção cultural e o suporte técnico e jurídico do Movimento Cultural Penha, atuante junto à comunidade desde o início de sua formação.
A Comunidade do Rosário da Penha é um grupo comunitário existente desde 2002 na cidade de São Paulo. Composto por moradores do bairro, pesquisadores, membros de pastorais afro e de integrantes de grupos artísticos como as Pastoras do Rosário e o Cordão Carnavalesco da Dona Micaela.
Algumas das ações culturais realizadas são Festa da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, Pastoras do Rosário, Cordão Carnavalesco da Dona Micaela, Coral do Rosário, Sagrado, rodas de samba, seminários e formações, entre outros.
Em 2020, a comunidade recebeu o Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura da Cidade de São Paulo. A ação emergencial contemplou coletivos e comunidades pelo conjunto de suas práticas culturais
largodorosario.penha@gmail.com