Este material é resultado do projeto “A Estrela e a Máscara”, contemplado em 2021 no Edital de Fomento à Música da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Ele é composto por um CD, com produção musical do Estúdio Pele Preta, gravação e direção dos irmãos Renato e Ronaldo Gama; por uma pesquisa sobre a companhia produzida pelo Grupo Ururay; e por um texto especial do Mestre Silvio Antônio de Oliveira.
A Companhia de Reis Estrela do Oriente é um grupo que se formou em 1968, na zona leste de São Paulo. Ela dá continuidade à tradição da Folia de Reis, herança trazida pelas famílias Flauzino e Salomé nas figuras do Mestre Benedito Flauzino, “Seu Ditão”, e da Rosalina Salomé Flauzino, “Dona Rosinha”, donos da companhia.
Sua história é atribuída à viagem dos três reis magos do Oriente a Belém, com a celebração da jornada dos reis e do nascimento de Cristo. A devoção ou o compromisso em relação à companhia se efetiva mediante os votos cumpridos em ciclos tanto por parte dos foliões, que realizam visitas, quanto por quem as recebe. Desde então, a Estrela do Oriente se organiza anualmente no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro a fim de arrecadar fundos para a Festa de Reis, comemoração que se manifesta a partir das particularidades de cada região do país. Ou seja, comidas típicas, músicas, brincadeiras e danças variam consoante ao lugar em que ocorre o festejo.
Além das Festas de Reis e das visitações, a companhia tem papel importante junto às Festas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, sendo um grupo parceiro da Comunidade do Rosário da Penha e do Movimento Cultural Penha, onde o vínculo se construiu ao longo dos últimos 20 anos.
A gravação do primeiro álbum da companhia era um desejo antigo de Seu Ditão, falecido em janeiro de 2022. É para ele que dedicamos este material, assim como para todos que compõem e passaram pela Estrela do Oriente, celebrando o legado cultural desse grupo que há mais de 50 anos resiste e avança como um patrimônio imaterial da zona leste de São Paulo.
Viva os três reis santos!
Viva os foliões!
Viva a Companhia de Reis Estrela do Oriente da Vila Nhocuné!

Informações técnicas
Pesquisa e organização: Mauricio Dias
Ano lançamento: 2022
Formato: 14 × 14,5 cm
Acabamento: Brochura
Páginas: 84
Como adquirir
Entre em contato conosco: movimentoculturalpenha@gmail.com
Este projeto foi contemplado pela 5ª edição do Edital de Apoio a Música para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura.
GRAVAÇÃO CD
Foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França em 31 de julho de 2022.






INTEGRANTES
Ana Aparecida de Souza
[ bandeira ]
Cristian Aparecido dos Santos Flauzino
[ bastião/caixa/pandeiro ]
Domingos Misael da Silva “Mineirinho”
[ tala ]
Humberto Aparecido Flauzino “Beto”
[ bastião ]
Jorge Venture
[ caixeiro/pandeiro ]
José Gerônimo da Costa “Zé Pretinho”
[ embaixador ]
Rosalina Salomé Flauzino “Dona Rosinha”
[ contratipe ]
Roberto Flauzino “Roberto Diquebra”
[ embaixada recitativa ]
Sabino Alves do Nascimento Neto
[ sanfona/voz ]
Terezinha do Carmo Almeida
[ acompanhamento ]
CONVIDADOS
Luciana Felix dos Santos “Lu Felix”
[ voz ]
Amilton Rogério Barbosa dos Reis “Tita Reis”
[ voz e violão ]
Silvio Antônio de Oliveira
[ voz e texto do encarte ]
Renato dos Santos “Renato Abanã”
[ voz e violão ]
pesquisa e organização
Mauricio Dias Duarte é historiador formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e já atuou na área de pesquisa pelo Programa de Educação Tutorial (PET), tendo desenvolvido projetos em instituições públicas e particulares na modalidade de extensão. Na área de preservação documental, realizou projetos junto à Fundação Energia e Saneamento para o trato e o desenvolvimento de ferramentas de pesquisa no acervo histórico da Sabesp. É membro do Grupo Ururay – Patrimônio Cultural.