Companhia de Reis Estrela do Oriente da Vila Nhocuné

Este material é resultado do projeto “A Estrela e a Máscara”, contemplado em 2021 no Edital de Fomento à Música da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Ele é composto por um CD, com produção musical do Estúdio Pele Preta, gravação e direção dos irmãos Renato e Ronaldo Gama; por uma pesquisa sobre a companhia produzida pelo Grupo Ururay; e por um texto especial do Mestre Silvio Antônio de Oliveira.

A Companhia de Reis Estrela do Oriente é um grupo que se formou em 1968, na zona leste de São Paulo. Ela dá continuidade à tradição da Folia de Reis, herança trazida pelas famílias Flauzino e Salomé nas figuras do Mestre Benedito Flauzino, “Seu Ditão”, e da Rosalina Salomé Flauzino, “Dona Rosinha”, donos da companhia.

Sua história é atribuída à viagem dos três reis magos do Oriente a Belém, com a celebração da jornada dos reis e do nascimento de Cristo. A devoção ou o compromisso em relação à companhia se efetiva mediante os votos cumpridos em ciclos tanto por parte dos foliões, que realizam visitas, quanto por quem as recebe. Desde então, a Estrela do Oriente se organiza anualmente no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro a fim de arrecadar fundos para a Festa de Reis, comemoração que se manifesta a partir das particularidades de cada região do país. Ou seja, comidas típicas, músicas, brincadeiras e danças variam consoante ao lugar em que ocorre o festejo.

Além das Festas de Reis e das visitações, a companhia tem papel importante junto às Festas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, sendo um grupo parceiro da Comunidade do Rosário da Penha e do Movimento Cultural Penha, onde o vínculo se construiu ao longo dos últimos 20 anos.

A gravação do primeiro álbum da companhia era um desejo antigo de Seu Ditão, falecido em janeiro de 2022. É para ele que dedicamos este material, assim como para todos que compõem e passaram pela Estrela do Oriente, celebrando o legado cultural desse grupo que há mais de 50 anos resiste e avança como um patrimônio imaterial da zona leste de São Paulo. 

Viva os três reis santos!
Viva os foliões!
Viva a Companhia de Reis Estrela do Oriente da Vila Nhocuné!

Informações técnicas
Pesquisa e organização: Mauricio Dias
Ano lançamento: 2022
Formato: 14 × 14,5 cm
Acabamento: Brochura
Páginas: 84

Como adquirir
Entre em contato conosco: movimentoculturalpenha@gmail.com

GRAVAÇÃO CD

Foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França em 31 de julho de 2022.

INTEGRANTES

Ana Aparecida de Souza
[ bandeira ]

Cristian Aparecido dos Santos Flauzino
[ bastião/caixa/pandeiro ]

Domingos Misael da Silva “Mineirinho”
[ tala ]

Humberto Aparecido Flauzino “Beto”
[ bastião ]

Jorge Venture
[ caixeiro/pandeiro ]

José Gerônimo da Costa “Zé Pretinho”
[ embaixador ]

Rosalina Salomé Flauzino “Dona Rosinha”
[ contratipe ]

Roberto Flauzino “Roberto Diquebra”
[ embaixada recitativa ]

Sabino Alves do Nascimento Neto
[ sanfona/voz ]

Terezinha do Carmo Almeida
[ acompanhamento ]

CONVIDADOS

Luciana Felix dos Santos “Lu Felix”
[ voz ]

Amilton Rogério Barbosa dos Reis “Tita Reis”
[ voz e violão ]

Silvio Antônio de Oliveira
[ voz e texto do encarte ]

Renato dos Santos “Renato Abanã”
[ voz e violão ]

pesquisa e organização

Mauricio Dias Duarte é historiador formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e já atuou na área de pesquisa pelo Programa de Educação Tutorial (PET), tendo desenvolvido projetos em instituições públicas e particulares na modalidade de extensão. Na área de preservação documental, realizou projetos junto à Fundação Energia e Saneamento para o trato e o desenvolvimento de ferramentas de pesquisa no acervo histórico da Sabesp. É membro do Grupo Ururay – Patrimônio Cultural.

Compartilhe:

Outros projetos

plugins premium WordPress