Desenvolver ações culturais direcionadas à preservação e à problematização dos patrimônios na região leste da cidade de São Paulo; e fazer a articulação de agentes sociais envolvidos, direta e indiretamente, no processo de preservação e uso dos patrimônios culturais.
Em 2016, o grupo desenvolveu o projeto Territórios de Ururay, através de copatrocínio com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, resultando na publicação do livro Territórios de Ururay e na produção de um documentário homônimo com 30 min de duração. Todos os livros podem ser acessados gratuitamente pela internet e emprestados das bibliotecas públicas municipais.
Em 2018 e 2019, o Grupo Ururay desenvolveu o projeto Heranças Periféricas, dando sequência à discussão sobre os patrimônios culturais da zona leste e a relação desses bens com as comunidades do entorno. No escopo de suas ações, o grupo se concentrou na dinamização local a partir da leitura do território e da articulação com seus agentes, o que resultou em ações como o Festival Tombamento, exposições temáticas, circuito de roteiros pelos patrimônios tombados na região leste e debates sobre temas como turismo de base comunitária.
Em 2019, o Grupo Ururay recebeu do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo o Prêmio Murillo Marx, pelo conjunto de suas práticas culturais e educativas