A Folia Desce e Sobe a Colina

Local
Centro Cultural Penha

Ano
2021

Com o objetivo de refletir e divulgar o panorama do carnaval na região da Penha, a intervenção visual A Folia Desce e Sobe a Colina acompanha a produção de um guia com informações sobre blocos, cordões e escolas de samba da região.

O carnaval é uma das festas mais populares do Brasil. Resultado do encontro de povos e culturas, é a expressão da potência de um povo celebrando a alegria, ocupando espaços públicos e uma das importantes indústrias criativas de desenvolvimento e dinamização de comunidades, artistas e empresários em diversas áreas ligadas ao setor.

Fotos Douglas de Campos

Em São Paulo, especialmente nas regiões periféricas, o carnaval é festejado nas escolas de samba, nos salões, nos clubes, nos bailes, nos cordões e bloquinhos, nas rodas de samba, nos bares e quintais. Na região da Penha, zona leste de São Paulo, o carnaval tem tradição e história que passa pelas antigas batalhas de confetes da Vila Esperança; cordões memoráveis como Os Desprezados da Penha; além dos desfiles do grupo de acesso da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) e a presença de importantes escolas de samba como GRES Nenê de Vila Matilde, GRES Flor de Vila Dalila e GRES União Imperial.

É marca também do carnaval contemporâneo em São Paulo os blocos e cordões de rua, com diversos temas e cores. Na região da Penha, desfilaram em 2020, 15 blocos cadastrados junto à prefeitura de São Paulo, levando às ruas cerca de 20 mil pessoas.

Com o objetivo de refletir e divulgar o panorama do carnaval na região da Penha, o Movimento Cultural Penha e o Centro Cultural da Penha lançam a intervenção visual A Folia Desce e Sobe a Colina. A intervenção é acompanhada da produção de um guia com mapeamento dos blocos, cordões, festas, escolas, entre outras manifestações carnavalescas da região, além de histórias do carnaval na Penha.

FICHA TÉCNICA

Produção
Movimento Cultural Penha

Articulação e montagem
Julio Cesar J Marcelino 
Mauricio Dias Duarte

Expografia
Patrícia Freire de Almeida 

Design
Andreia Freire

Texto de introdução
Tiaraju Pablo D’Andrea

Textos, indumentárias, fotos e vídeos do acervo dos blocos, cordões e agremiações cedidos gentilmente para a exposição.

Compartilhe:

Outros projetos