A exposição Memórias Herdadas – Cartografia de núcleos familiares negros da Penha, apresenta o potencial imagético, social, histórico e político do acervo particular de 12 famílias negras da região da Penha.
Em 2000, uma ação organizada por moradores da Penha e descendentes diretos das irmandades junto ao Movimento Cultural Penha começou a ser articulada a fim de retomar o espaço, as festas e as pesquisas sobre a Igreja do Rosário.
Com vínculos construídos através de parentescos consanguíneos, laços de afeto ou ainda por consciência de grupo, todas as famílias pesquisadas desenvolveram redes de solidariedade e cooperação, espaços de sociabilidade, devoção, organização econômica e proteção como a Comunidade do Rosário.
A Comunidade do Rosário exercita na prática a herança dos valores civilizatórios afro-brasileiros e tem se tornado a família ampliada dos que vêm se somando há quase 20 anos às atividades culturais e religiosas desenvolvidas a partir de um importante patrimônio material erguido pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, datada do século XVIII.
A exposição reúne documentos de arquivos particulares das famílias e registros recentes das ações culturais no Largo e na Igreja do Rosário da Penha, dos quais os núcleos familiares pesquisados são frequentadores e protagonistas.
Ficha técnica
Produção
Movimento Cultural Penha
Pesquisa
Julio Cesar J Marcelino
Mauricio Dias Duarte
Digitalização das imagens
Vanderson Satiro
Expografia e montagem
Bianca da Silva Pereira
Ivanildo H. da Silva Junior
Patrícia Freire de Almeida
Design
Andreia Freire
Fotos da Comunidade do Rosário
Vanderson Satiro
Douglas de Campos