Sesmaria de Passarinhos

Local
Casa de Dona Yayá

Ação conjunta
Grupo Ururay

Ano
2017

A exposição apresenta os patrimônios materiais tombados na zona leste de São Paulo, refletindo sobre as diferentes formas de apropriação e identificação da população em relação a esses bens.

Em setembro de 2017, foi inaugurada no Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP) a exposição Sesmaria de Passarinhos, através do eixo “Referências Culturais e Memória”, coordenado pelo arquiteto e pesquisador Gabriel Fernandes e pelo Grupo Ururay.

A proposta surgiu em decorrência do trabalho realizado pelo coletivo no ano de 2016, denominado Territórios de Ururay. Nesse trabalho, o grupo desenvolveu pesquisas reflexivas sobre 13 bens culturais da zona leste de São Paulo, resultando desse processo um livro, um documentário e uma exposição denominada Existências | Resistências, apresentada no Centro Cultural da Penha entre novembro de 2016 e janeiro de 2017.

Fotos Douglas de Campos

Sesmaria de Passarinhos contempla mapas históricos da região, um mapa atual de localização dos bens referenciados e fotografias produzidas durante as visitas aos bens, realizadas por Douglas de Campos e Vanderson Satiro. Em um dos ambientes foi contemplada a exibição do trailer do documentário Territórios de Ururay, produzido pela Sem Cortes Filmes.

A expografia foi organizada nos espaços da varanda e da sala rosa da Casa de Dona Yayá, de modo que os registros fotográficos foram selecionados ao expressar as condições de existência atual dos patrimônios, focando sua relação com o entorno, o uso e o estado de conservação. Em uma vitrine, o projeto expográfico optou por dar espaço à produção relacionada à zona leste, utilizando uma seleção de jornais, livros e outras publicações para expor, assim, representações do território em questão.


Texto extraído do artigo: DUARTE, M. D.; COSTA, L. F.; DARVICHE, Y. Sesmaria de passarinhos: a zona leste, o Grupo Ururay e a dimensão social do patrimônio. Revista CPC, n. 24, p. 195-205, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/142033. Acesso em: maio 2022.

Compartilhe:

Outros projetos