Local
Centro Cultural Penha
Ano
2021
Com o objetivo de refletir e divulgar o panorama do carnaval na região da Penha, a intervenção visual A Folia Desce e Sobe a Colina acompanha a produção de um guia com informações sobre blocos, cordões e escolas de samba da região.
O carnaval é uma das festas mais populares do Brasil. Resultado do encontro de povos e culturas, é a expressão da potência de um povo celebrando a alegria, ocupando espaços públicos e uma das importantes indústrias criativas de desenvolvimento e dinamização de comunidades, artistas e empresários em diversas áreas ligadas ao setor.
Em São Paulo, especialmente nas regiões periféricas, o carnaval é festejado nas escolas de samba, nos salões, nos clubes, nos bailes, nos cordões e bloquinhos, nas rodas de samba, nos bares e quintais. Na região da Penha, zona leste de São Paulo, o carnaval tem tradição e história que passa pelas antigas batalhas de confetes da Vila Esperança; cordões memoráveis como Os Desprezados da Penha; além dos desfiles do grupo de acesso da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) e a presença de importantes escolas de samba como GRES Nenê de Vila Matilde, GRES Flor de Vila Dalila e GRES União Imperial.
É marca também do carnaval contemporâneo em São Paulo os blocos e cordões de rua, com diversos temas e cores. Na região da Penha, desfilaram em 2020, 15 blocos cadastrados junto à prefeitura de São Paulo, levando às ruas cerca de 20 mil pessoas.
Com o objetivo de refletir e divulgar o panorama do carnaval na região da Penha, o Movimento Cultural Penha e o Centro Cultural da Penha lançam a intervenção visual A Folia Desce e Sobe a Colina. A intervenção é acompanhada da produção de um guia com mapeamento dos blocos, cordões, festas, escolas, entre outras manifestações carnavalescas da região, além de histórias do carnaval na Penha.
FICHA TÉCNICA
Produção
Movimento Cultural Penha
Articulação e montagem
Julio Cesar J Marcelino
Mauricio Dias Duarte
Expografia
Patrícia Freire de Almeida
Design
Andreia Freire
Texto de introdução
Tiaraju Pablo D’Andrea