Festival Tombamento

Local
Itaquera, Penha, São Miguel

Ação conjunta
Grupo Ururay

O Festival Tombamento é uma atividade especial do Grupo Ururay em parceria com o MCP que tem como objetivo comunicar a importância do patrimônio cultural da região leste da cidade de São Paulo com o território onde esses bens estão localizados, sejam eles materiais ou imateriais.

Festival Tombamento, Penha de França | Foto Douglas Campos
Celebrando as identidades do lugar

A palavra “tombamento” é carregada de diversos significados: está ligada à ação de registro e reconhecimento pelos órgãos de preservação patrimonial, e como expressão popular significa “impactante”, presente na linguagem de comunidades LGBTQIA+ e nas periferias da cidade.

É adotada também pela Geração Tombamento do movimento afrofuturista afim de reforçar a ideia de valorização e do olhar para as próprias referências culturais de maneira livre, transformadora e criativa.

Nos anos de 2018 e 2019, o Grupo Ururay desenvolveu quatro edições do Festival Tombamento na Penha, em Itaquera e em São Miguel, articulando agentes locais e propondo uma programação voltada à apropriação e à valorização do patrimônio cultural, além das diversas camadas de significados e memórias presentes nos territórios.

O Festival Tombamento em 2020 foi finalista do 33º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que prestigia, em caráter nacional, as ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da originalidade, do vulto ou do caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.

Festival Tombamento, Itaquera | Foto Douglas Campos

Compartilhe:

Outros projetos