Local
Centro Cultural Penha
Ação conjunta
Memorial Penha de França
Ano
2021
“Tempo” e “lazer” são os eixos da exposição que parte de imagens do acervo Memorial Penha de França de meados do século XX para provocar e refletir sobre nossa relação com nosso tempo livre.
Rios navegáveis, brincadeiras de rua, cinemas de arquitetura única, circo com animais adestrados, festas escolares e religiosas que param o bairro, bares e ruas cheias. Esses parecem sinais de um passado distante em comparação com a atualidade, em que tivemos que nos recolher em nossas casas, nos afastando da ocupação do espaço público como local de festa, celebração e sociabilidade.
A colina da Penha de França sabe o que a constitui. Entre aqueles que vivem há mais tempo no bairro, o lazer, o esporte, as brincadeiras e as festas são elementos de identificação e associação, reverberando afetivamente na história da região e contribuindo para a criação de vínculos com ela.
Até hoje, se olharmos bem à nossa volta, para longe de nossos celulares ou das janelas de nossos carros, podemos ver que o uso das praças, ruas e becos da Penha ainda é motivo de alegria e celebração para velhos e novos moradores.
A exposição traz imagens recentes do fotógrafo Douglas de Campos e fotos antigas do acervo do Memorial Penha de França. São imagens de ruas cheias, moradores próximos, espaços de diversão, entretenimento e congregação, marcantes na história do bairro.
Finalmente, as imagens de diferentes épocas nos comunicam a respeito da sobrevivência e da readequação dessas práticas nos dias de hoje. Elas fortalecem olhares para uma cidade que ainda encontra espaços em suas ruas, parques e avenidas para uma relação saudável, divertida e agregadora.
Ficha técnica
Produção
Movimento Cultural Penha
Curadoria
Francisco Folco
Stream
Leticia Folco de Almeida
Pesquisa
Maurício Dias Duarte
Produção
Julio Cesar J Marcelino
Expografia
Patricia Freire de Almeida
Design
Andreia Freire
Fotografia
Douglas de Campos